domingo, 14 de julho de 2013

Brutal agressão de Eusébio: «O pior chuto da carreira de Eusébio»



Estávamos em 12 de Maio de 1967, o Benfica tinha acabado de vencer o Belenenses e sagra-se campeão nacional. Na habitual invasão de campo pacífica e para tentar obter alguma recordação, Artur Glória, adepto benfiquista, levou bem mais do que esperava.

«Tive medo que Eusébio me tivesse inutilizado para toda a vida» relata Artur Glória, antigo pugilista e na altura treinador de Fernando Sota. «Deixei que me fotografassem o peito, os seus colegas já o fizeram uma quantidade de vezes mas não percebo porquê que ainda não publicaram a fotografia». O bom e velho hábito, bolorento e salazarento, da nossa comunicação social de só publicar aquilo que lhe interessa já vem de longe. «E além disso queria que os meus consócios do Benfica vissem o que Eusébio me fez». Eh... não é bonito, não senhor, mas há imagens que se têm de manter, ou esconder, a todo o custo.

«O homem fala com indignação, mas os jornais diziam que pedia desculpas públicas a Eusébio» deve ter sido porque o peito dele magoou de forma brutal a chuteira do Eusébio. «Como é que escreveram uma coisa dessas?!... O Eusébio é que me pediu desculpas, ele é que tinha de fazê-lo!» Como é que é? A comunicação social a alterar a verdade dos factos, beneficiando com isso o Benfica? Não acredito!

«O homem tapa o peito, parece querer esconder a sua grande desilusão. Sofre por pensar que o seu pulmão poderá ter ficado afectado e porque o seu ídolo tem pés de barro que magoam». Finaliza o homem com grande desgosto.




5 comentários:

  1. Respostas
    1. @Adjunto d´Alvalade

      Eu fiquei um pouco surpreendido, confesso. Depois de uma vida inteira a ser vendida uma imagem, era difícil adivinhar uma coisa destas.

      Todos sabemos como funciona o branqueamento na imprensa nacional, e este é mais um exemplo que merece ser divulgado.

      Eliminar
  2. O Eusebio qdo visitou Cabo Verde integrado no "Abracos de Portugal", que era uma equipa de antigas glorias do futebol portugues teve um desaguisado com um jogador de Cabo Verde. O Rubon, um dos maiores ponta de lanca de Cabo Verde de todos os tempos, teve um entrada durinha sobre o Eusebio. O Pantera Negra virou-se para ele e chamou-lhe de preto do caralho. O PN teve mta sorte pq o Rubon era um jogador muito correcto e nao reagiu a tamanha ofensa.

    ResponderEliminar
  3. Se fosse o pugilista a aplicar-lhe um directo...

    ResponderEliminar
  4. Era lixado, se o Eusébio, o chamasse de branco... Isso sim seria um insulto. No resto, era assim mesmo que se trocavam piropos...

    ResponderEliminar

Parte para a ofensiva e chuta aí um comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...